Você é judeu ou cristão? parte 3


          Esse título tem o objetivo de falar de judeus do antigo testamento e não nos nossos dias. A pergunta, você é judeu ou cristão? se refere as práticas relatadas na bíblia no antigo testamento, vivida pelo povo escolhido por Deus, que eram os hebreus (israelitas e judeus) e não a religião judaica de hoje, pois tem muitas ramificações. O antigo testamento existe para explicar o novo, mas as denominações principalmente as pentecostais, usam as histórias do antigo testamento e aplicam ao povo como verdade alegando que é a vontade de Deus pois está na bíblia.
          Deus não muda, isso é uma verdade, mas o sacrifício de Jesus na cruz mudou o rumo da história, passando de cumprimento de leis (que ninguém conseguiu cumprir) para salvação pela graça (favor imerecido).
          Mas muitas denominações evangélicas insistem em voltar ao tempo da lei e negar ao sacrifício de Cristo. Exemplo: Templo, altar, dízimo, profecias por gratificação por obras, unção com óleo, etc.
          Vou citar agora a questão das profecias e no fechamento para outra ocasião a questão mais polêmica do dízimo, sobre o templo tem um breve comentário na introdução.
          Você acha que Deus quer servos preguiçosos que em vez de lerem as escrituras e pesquisar, diz ao profeta para dar as respostas que a pessoa quer?
          A maioria argumenta, Deus manda o profeta conforme a necessidade do momento, não há relatos no novo testamento desse tipo de profecia, o único relato é de um profeta chamado Ágabo, e ele nunca profetizou algo do tipo "Deus me mostra que a tua benção ta chegando meu irmão", e esta escrito dava-se a entender pelo Espírito em Atos 11:28, e não está escrito Deus disse a Ágabo.
           Profecia é um dom que esta em Efésios 4:11 e o profeta assim como os outros dons usa as escrituras como referência e não entrega profecias dizendo que Deus falou com ele. Deus falava com os profetas do antigo testamento por uma necessidade, pois não havia escritura para instruir seu povo e não procede mais dessa maneira pois deixou a cargo dos seus servos pregarem o evangelho. Pode ser o pastor mais renomado que for, se falar pra mim que Deus falou com ele, eu digo que é mentiroso, por dois motivos: primeiro que Deus não faz acepção de pessoas se falou com ele porque não falou comigo? e segundo é porque não tem base bíblica pra isso e Deus é fiel a sua palavra.