Você é judeu ou cristão? Parte1

Mas porque essa pergunta se há uma diferença grande entre um e outro.

A diferença básica é que o cristão segue os ensinamentos de Jesus Cristo e crê que Ele é o filho de Deus e que Ele é Deus Filho, baseando-se na doutrina da Santissíma Trindade: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo (um único Deus com três personalidades). E crê que Jesus morreu e ressussitou para a salvação e vida eterna de todo aquele que tem fé Nele.

Já o judeu crê que Jesus foi um profeta e que Deus (YHVH) escolheu somente eles para a salvação e vida eterna e nenhuma outra etinia ou religião. Tem como regra de conduta a TORAH que são os 5 primeiros livros da bíblia, a chamada lei de Moisés.

Claro que o judaísmo e o cristianismo é muito mais abrangente que esse resumo que relatei, mas o foco deste tema não é fazer um estudo sobre duas religiões, e sim pegar textos bíblicos e fazer uma análise do que se está acontecendo nas denominações evangélicas de hoje em dia, se é cristianismo ou judaísmo. Não para confrontar ninguém, mas para que haja um despertamento e as pessoas se preocupem mais em analisar as escrituras do que concordarem com tudo que os lideres religiosos dizem.

A pergunta que é o tema desse estudo, parece que não tem muito sentido, mas se você fizer conforme Jesus ensinou em João 5:39, verá que se vive muito mais judaísmo do que cristianismo nas denominações.

Pra começar a tirar a confusão de sua cabeça, entenda. Jesus nasceu judeu em Belém e viveu toda sua vida como judeu cumprindo a lei como está escrito em Mateus 5:17-18. Ele foi o único que cumpriu toda lei, nenhum homem conseguiu cumprir a lei, só Jesus. Porque Jesus teve que cumprir a lei? Para que pudesse com seu sacríficio na cruz espiar os pecados. Um sacrifício maior único e suficiente.

Logo em seguida no versículo 19 do mesmo capítulo 5 de Mateus, Ele explica que os que violarem um destes "menores mandamentos", porque menores? Porque na dispensação da graça permaneceu dois mandamentos que são frutos de um verdadeiro cristão: amar a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo. Aos que violarem e assim ensinar aos homens será chamado menor no Reino dos céus; aquele, porém , que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos céus. Esse trecho quer dizer que aqueles que serão salvos serão os menores no Reino dos céus e Jesus será o grande, pois só Ele cumpriu a lei e mais ninguém e se os judeus não deixarem a lei e não crêr Jesus Cristo, vão para o inferno porque só Jesus é o caminho. João 14:6 e 1Timóteo 2:5.

Outra confusão que fizeram foi ter dividido o novo testamento (nova aliança) no lugar errado. Os livros que estão na bíblia são a palavra de Deus, mas as divisões foram feitas por homens. O novo testamento (nova aliança) na verdade começa quando Jesus diz na cruz "está consumado", nem antes e nem depois disso, conforme está escrito no livro de Hebreus capítulo 9 e versículos 15 e 16.

Quem não concorda me mostra na bíblia um trecho que prove que essa divisão que fizeram está correta.

Concluindo essa parte, Jesus não só apenas cumpriu a lei como também viveu no tempo da lei.







Em breve parte 2

Juninho