domingo, 25 de dezembro de 2011

Peça de teatro - A verdadeira história do Natal

                                               A verdadeira história do natal

A peça será encenada como um programa de televisão: terá a apresentadora, o historiador e dois convidados. O historiador será entrevistado sobre o natal e os convidados serão de duas religiões e farão perguntas relacionadas ao natal na religião.
Apresentadora: Boa noite caros telespectadores estamos começando mais um programa Verdade em ação, que hoje vai abordar a questão do Natal, o que a história conta sobre o Natal. E para nos ajudar a compreender melhor a história convidamos o historiador Brian Jones, Brian Jones boa noite e seja bem vindo.
Historiador: Boa noite a todos os que estão aqui no estúdio e também os telespectadores do programa, é um prazer estar aqui e espero contribuir para esclarecer a respeito da verdadeira história do Natal.
Apresentadora: Também temos conosco o senhor Natalício de Souza que é católico e estará fazendo perguntas ao historiador, boa noite seja bem vindo.
Católico: Boa noite a todos, é legal estar aqui participando desse assunto que é muito importante.
Apresentadora: E por último também temos em nossos estúdios a senhora Ester de Jesus Santos que é evangélica e também estará fazendo perguntas ao historiador, boa noite seja bem vinda.
Evangélica: Boa noite Gisele, boa noite Brian, boa noite Natalício e boa noite a todos que estão nos assistindo o programa, estou na expectativa e sei que a história do Natal irá surpreender a muitos.
Apresentadora: Pois bem, vamos começar já perguntando ao senhor Brian Jones, o que a história conta a respeito do Natal?
Historiador: Natal significa nascimento sabemos disso, tanto que tem o pré natal quando a mulher grávida começa fazer um tratamento para que o bebê nasça com toda saúde para que também ela tenha uma saúde adequada para poder continuar gerando esse bebê. Chama-se pré natal não é atoa porque é antes do nascimento do bebê. Mas e esse Natal do dia 25 de dezembro o que realmente significa? Temos que voltar na história e relatar todos os acontecimentos na antiguidade para que possamos entender. Na bíblia sagrada no livro de Genesis conta a história do dilúvio que todo mundo conhece que Noé e sua família foram salvos da inundação que destruiu o mundo. Depois que terminou o dilúvio, Noé começou a lavrar a terra e plantou uma vinha e bebeu vinho e embriagou-se, e na sua embriaguês ficou nu e seu filho Cam o viu e contou a seus irmãos Sem e Jafé que imediatamente pegaram uma capa e virando seus rostos o cobriram. Noé quando despertou de sua embriaguês soube da história e amaldiçoou a descendência de seu filho Cam e disse que ele seria servo de Sem e que Javé compartilharia das bênçãos de Sem. Então a descendência amaldiçoada Cam fez o que era mau aos olhos do Senhor. Cam pai de Cuxe, pai de Ninrode que foi o cabeça da construção da torre de Babel. Ninrode tomou sua
mãe Semíramis de seu pai e a teve como esposa. O povo tinha Ninrode como um deus e Semíramis por ser sua esposa se intitulou uma deusa. Ocorreu que Sem tio de Ninrode o matou e despedaçou todo seu corpo, e o povo começou a questionar se ele fosse deus não poderia morrer, Semíramis então diz que ele não morreu só voltou para seu lugar o sol, daí então o adorado até hoje deus sol. Mas passou-se um tempo e Semíramis estava grávida e não poderia ser de Ninrode era na verdade um relacionamento extraconjugal, mas para que o povo não a suspeitasse disse que estava grávida de deus e que seu filho era o próprio Ninrode, e essa criança nasceu dia 25 de dezembro, não existia o calendário romano naquela época, mas se existisse seria esse dia. Semíramis colocou o nome da criança de Tamus.
Apresentadora: Alguém quer fazer a primeira pergunta?
Evangélica: Eu quero. Se for essa a história, como associaram o dia 25 de dezembro a Jesus?
Historiador: Ótima pergunta. Bem essa família profana (Ninrode, Semíramis e Tamus), se espalhou pelo mundo todo e ao longo dos anos, mudou apenas os nomes, mas os personagens são os mesmos. Por exemplo, Ninrode o deus sol, no Egito é Horus, na Grécia Zeus e assim por diante. Foi então que no ano 313 DC surgiu um general e brilhante estrategista chamado Constantino ele se passou por cristão para ganhar o apoio dos mesmos, mas na verdade ele era servo do deus sol que em sua época tinha o nome de Mitra. Todo o paganismo e cerimônias do mitraismo ele passou para o cristianismo e a comemoração do aniversário do seu senhor que era Mitra ele disse que era o aniversário de Jesus. Jesus nasceu em uma manjedoura e o dia 25 de dezembro em Israel é inverno, se Ele tivesse nascido nesse dia teria morrido de frio.
Apresentadora: Seu Natalício alguma pergunta?
Católico: Sim. E o papai-noel e o pinheiro, onde entram nessa história?
Historiador: Ah o bom velhinho. A história dele é tirada de São Nicolau, que deixava sacos de moedas de ouro para famílias necessitadas, isso ocorreu no século 4 e, em 1886 um cartunista americano chamado Thomas Nast desenhou e criou o papai Noel, só que era verde e então em 1931 devido a baixa venda por causa do inverno a coca-cola usou a idéias de Nast, mas colocou a roupa de vermelho e branco e as vendas foram um sucesso e o papai Noel também. Mas em minha opinião tem algo subliminar nessa história, veja bem tem muitas semelhanças entre papai Noel e Jesus. O papai Noel diz entregar todos os presentes no mundo todo ao mesmo tempo, isso é onipresença. Também se percebe que o tamanho do saco que ele carrega não cabe presentes pra todas as crianças do mundo, isso é o poder da multiplicação. O dia 25 de Dezembro todo mundo diz que é o nascimento de Jesus, a criança quando pequena acredita em papai Noel, quando ela cresce descobre que não existe papai Noel e como o dia do natal esta relacionado a Jesus a criança por associação também acredita que Jesus não existe.
Apresentadora: e o pinheiro senhor Brian?
Historiador: O pinheiro é um ritual das sacerdotisas de Semíramis. Quando Tamuz foi ao campo brincar um animal matou ele e no tronco em que caiu morto, germinou um pinheirinho, então Semíramis disse para suas seguidoras que todo ano no dia do nascimento
de seu filho, todas colocassem pinheiros em suas casas e enfeitassem esses pinheiros como uma homenagem ao deus sol.
Apresentadora: Agora cada um através dos relatos da história aqui contados, irá dar sua opinião e o senhor Brian Jones irá fazer as considerações finais.
Católico: Apesar de toda essa história eu ainda acredito que o espírito natalino faz com que as famílias se reúnam e tenham um momento de alegria e um feliz natal pra todos.
Evangélica: Sabemos que Jesus não nasceu nesse dia, mas aproveitamos já que todos associam esse dia a Jesus e falamos do seu nascimento, das profecias principalmente de Isaías e fazemos peças de teatro para explicar melhor sobre seu nascimento. Que a paz do Senhor Jesus esteja em cada coração.
Historiador: Tantos dias que tem o ano porque reunir a família em 25 de dezembro. Acho que ficou bem claro o nascimento de quem é comemorado nesse dia. Jesus quer que suas ovelhas saibam a verdade, e o pai da mentira é o diabo. Quando uma pessoa entende o sacrifício do Senhor Jesus na cruz do calvário, nesse dia Jesus nasce na vida dela.
 João 8:32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará e no versículo 36 Se, pois, o filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres. Boa noite a todos e obrigado por essa rica oportunidade.
Apresentadora: Chegou ao fim mais um programa Verdade em ação, agradeço a presença de todos e principalmente os nossos telespectadores que são razão desse programa estar no ar, espero que tenham gostado e lembre-se examinai as escrituras como o Senhor e Salvador Jesus nos orientou em João 5:39, boa noite e fiquem na paz do Senhor.

Autor: Juninho
Fontes: Bíblia, enciclopédia britânica, livro “Quanto tempo nos resta?” de Dave Hunt e vídeos do Youtube Canal Verdade Oculta do Irmão Rubens.

                                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário